terça-feira, 13 de novembro de 2012




DICAS PARA FAZER QUESTÕES "ABERTAS" DE HISTÓRIA:

  • EVITE ESCREVER UMA DISCURSIVA EM TÓPICOS; FAÇA TEXTOS CORRIDOS COMO NUMA DISSERTAÇÃO;
  • COMO EM QUALQUER TEXTO, FIQUE ATENTO PARA COERÊNCIA E ORGANIZAÇÃO INTERNA: COMEÇO – MEIO E FIM (APRESENTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO)
  • NÃO ABREVIE OU UTILIZE GÍRIAS E VÍCIOS LINGUÍSTICOS, COMO PRA, VC, POR EXEMPLO;
  • DÊ PREFERÊNCIA POR ESCREVER COM LETRA CURSIVA; QUANTO MAIS LEGÍVEL E LIMPO FOR SEU TEXTO MAIS PONTOS VOCÊ GANHA JUNTO À BANCA;
  • NÃO ESCREVA EM PRIMEIRA PESSOA, DEIXE, QUANDO NECESSÁRIO, SUA OPINIÃO SUBTENDIDA NO CORPO TEXTUAL;
  • PROCURE ESCREVER COM CLAREZA E COESÃO SUA RESPOSTA, ERROS GRAMATICAIS DESCONTAM PONTOS VALIOSOS DE SUA PROVA;
  • DÊ O MAIOR NÚMERO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS, MAS MUITO CUIDADO, RESPEITE OS LIMITES IMPOSTOS PELA QUESTÃO E SEMPRE PRIORIZE AS INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS, IMPORTANTES;
  • PRECISÃO NOS CONCEITOS E INFORMAÇÕES FAZ DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NA PONTUAÇÃO

COMANDOS DE PROVA: FAÇA O QUE SE PEDE!

COMANDO
SIGNIFICADO
SUGESTÃO
Analisar
Examinar criticamente
Exige maior elaboração do texto
Apontar
Fazer referência a; determinar; mencionar o nome
Vá direto ao assunto, não usar esquemas ou tópicos
Apresentar
Fazer referência a; determinar; mencionar o nome
Vá direto ao assunto, não usar esquemas ou tópicos
Argumentar
Sustentar idéias
Apresentar argumentos favoráveis e desfavoráveis, exige boa elaboração do texto
Caracterizar
Descrever em detalhes, assinalando os elementos que identificam o que foi solicitado na questão
Relacione os dados que souber sobre o assunto, apresente o texto em forma de uma breve explicação. Faça uso do rascunho
Citar
Fazer referência a; determinar; mencionar o nome
Vá direto ao assunto, não usar esquemas ou tópicos
Comentar
Analisar, elaborar comentários, interpretar
Desenvolver o texto, articulando argumentos contrários e favoráveis
Conceituar
Fazer uma síntese sobre o tema pedido no enunciado
Argumentar de forma precisa, sem rodeios
Considerar
Levar em conta, atentar, chamar atenção
Texto com argumentação mais elaborada
Correlacionar
Buscar conexão entre os temas
Desenvolva cada item estabelecendo conexões entre eles
Definir / Determinar
Expor com precisão
Utilizar termos precisos, resposta objetiva
Descrever
Narrar, expor, contar com detalhes
Texto com maior elaboração, use o rascunho
Destacar
Enfatizar o que foi solicitado pela questão
O texto da questão pode ser utilizado e ser de grande ajuda
Discorrer
Discutir / analisar
Usar o máximo de argumentos sobre o assunto
Elaborar
Organizar as informações
Formular um texto com destaque ao que foi solicitado pelo comando da questão
Enfatizar
Enfatizar o que foi solicitado pela questão
O texto da questão pode ser utilizado e ser de grande ajuda
Enumerar
Listar conteúdos, argumentos
Não usar tópicos ou esquemas
Estabelecer a relação
Buscar conexão entre os temas
Desenvolva cada item estabelecendo conexões entre eles
Explicar
Interpretar, justificar
Dizer o porquê, fazer o contexto histórico
Explicitar
Tornar claro, coeso, objetivo
Responder o que foi solicitado e depois explicar
Fazer referência a; determinar; mencionar o nome
Vá direto ao assunto, não usar esquemas ou tópicos
Identificar
Breves explicações
Responder apenas o que é pedido
Justificar
Fundamentar, provar com argumentação fundamentada
Texto analítico, crítico
Relacionar
Dois significados
Apontar, enumerar ou estabelecer relação

Nenhum comentário:

Postar um comentário