CRIATIVA: EXERCÍCIOS GRÉCIA E ROMA



EXERCÍCIOS GRÉCIA E ROMA – EDUCAÇÃO CRIATIVA


GRÉCIA:



01.Leia com atenção o texto que se segue:

O mundo em que vivemos deve muito aos gregos antigos. Nosso idioma, o português, está cheio de palavras gregas. As grandes obras de literatura e arte gregas até hoje são modelo de beleza. (...)
Nos museus, as esculturas gregas estão sempre cercadas por admiradores.

SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.133.


São aspectos da civilização grega, presentes nos nossos dias, EXCETO:

a) técnica da Mumificação;
b) realização das Olimpíadas;
c) a valorização da Lógica;
d) a defesa da valorização da democracia.



02.“A casa de um Címon, de um Aristides, e em geral, dos homens ilustres daquele tempo, parece, a cada um de nós que a conhece, em nada mais suntuosa que a casa de vosso vizinho”.
Demóstenes

Sobre as casas na Grécia Antiga é CORRETO afirmar:

a) Havia uma preocupação com o saneamento básico, por isso era comum o uso de fossas nas casas dos gregos.
b) No pátio central havia um poço para fornecimento de água e um altar em homenagem à deusa grega do lar.
c) O androceu, no pavimento inferior, era um espaço reservado às mulheres.
d) As casas tradicionais eram marcadas pela luxuosidade.


03.Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram muito grandes.

Coloque a letra E se referir a Esparta
Coloque a letra A se referir a Atenas

( ) Havia preocupação com o desenvolvimento físico e com o desenvolvimento intelectual: “ a mente sã em corpo são”.
( ) A Apela era a assembléia política da cidade e a Gerúsia era a assembléia dos anciãos, responsável pela elaboração das leis.
( ) A educação era responsabilidade dos pais e a criança aprendia a leitura e a escrita.
( ) Os jovens freqüentavam a escola até aos 18 anos e a partir dessa idade podiam participar da Eclésia (assembléia política).

A seqüência correta é:

a) A A E E
b) E A E A
c) A E A E
d) A E A A



04.Relacione os períodos históricos da Grécia Antiga da coluna da esquerda com as respectivas características localizadas na coluna da direita.

1. Período Pré-Homérico ( ) Desagregação das antigas comunidades rurais decorrentes do crescimento populacional; surgimento das primeiras cidades-estados.
2. Período Homérico ( ) Tentativa de Alexandre da Macedônia em promover a fusão da/ cultura grega ocidental com a cultura oriental.
3. Período Arcaico ( ) Ocupação do território grego pelos aqueus, que fundaram
Micenas.
4. Período Clássico ( ) Guerra Médicas; “Governo de Péricles”, extraordinárias realizações artísticas e culturais, guerra do Peloponeso.
5. Período Helenístico ( ) Época da invasão dos dórios; a compreensão desse períodeve-se à análise da “Ilíada” e da “Odisséia”.

A numeração correta é:

a) 3 5 1 4 2
b) 4 2 3 5 1
c) 2 5 4 1 3
d) 5 1 2 4 3



05.Leia o texto com atenção


Atenas foi a grande rival de Esparta. Essa cidade-estado da região da Ática ficou célebre por dois aspectos: pela vida cultural e pelo regime político democrático.
Do mesmo jeito que em outras cidades-estados gregas, Atenas foi, durante muito tempo, dominada pelos aristocratas proprietários de terras. Esses nobres eram chamados de eupátridas.

SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.141.


Sobre a evolução política de Atenas, marque a única alternativa INCORRETA:

a) O legislador Sólon extinguiu a escravidão por dívidas.
b) Dracon estabeleceu leis mais brandas, acabando com a pena de morte.
c) Psístrato promoveu a redistribuição de terras férteis e crédito agrícola aos camponeses.
d) Clístenes permitiu a extensão dos direitos políticos a todos os cidadãos atenienses e criou a Lei do Ostracismo.



06.Na Grécia Antiga a economia foi marcada pela realização de diferentes atividades.

A única alternativa INCORRETA sobre a economia da Grécia Antiga é

a) Artesãos como oleiros, escultores e ferreiros praticavam os seus respectivos ofícios em áreas específicas da cidade.
b) As uvas e as azeitonas eram principais produtos cultivados pelos gregos.
c) O comércio marítimo foi pouco desenvolvido em função do litoral grego ser muito recortado.
d) O solo montanhoso prejudicou o desenvolvimento da atividade agrícola no território grego.


07.Atenas e Esparta eram as Cidades-Estados que mais se rivalizaram pelo fato de serem portadores de diferenças marcantes.

As alternativas abaixo apontam essas contradições entre as duas cidades, faça a leitura com muita atenção e escolha a opção que estiver correta:

A) A organização política de Atenas contava com a Eclésia e dela participavam todos os cidadãos com mais de dezoito anos. Em Esparta a correspondência a essa organização política era a Gerúsia.
B) A organização social em Atenas concedia o direito de cidadão ao grande proprietário, pequenos proprietários, comerciantes, artesãos e operários. Enquanto em Esparta, o número de cidadãos era reduzido e procediam da nobreza.
C) A educação em Atenas e Esparta tinha por finalidade a formação completa do homem, isto é, física, intelectual e artística.
D) A localização de Atenas na região do Peloponeso facilitava as influências internas, enquanto Esparta localizada na península Ática era uma cidade longe da influência externa, o que facilitava o surgimento de filósofos, poetas e artistas.


08.A escravidão foi característica básica das relações de produção na Grécia. O trabalho escravo sustentou essa sociedade cuja elite desprezava o trabalho manual.

Aristóteles, filósofo grego, faz várias considerações sobre a situação do escravo na Grécia Antiga, nas alternativas que se segue, com exceção de:

A) Os que nada tem a oferecer além do seu corpo como força de trabalho estão condenados à escravidão.
B) A sujeição ao trabalho escravo é melhor do que ficar abandonado.
C) A guerra e as conquistas são indispensáveis para a criação de uma sociedade escrava.
D) O uso dos escravos e dos homens é aproximadamente o mesmo.


09.“A civilização grega em especial na sua forma ateniense, fundamentava-se nos ideais de liberdade , do racionalismo, da glorificação do corpo e do espírito e de grande respeito pela dignidade e mente do indivíduo.”
(Texto adaptado de Edwards Burns)

O fragmento anterior destaca:

A) O antropocentrismo na cultura grega.
B) A influência dos gregos sobre o ocidente.
C) O predomínio da cultura grega nas civilizações antigas.
D) Os deuses concebidos à imagem e semelhança do homem.


10.A civilização grega e a romana deram origem à civilização ocidental da qual fazemos parte. Podemos afirmar que entre vários indícios dessa influência destaca-se:

I) O conceito de cidadania como se realizava na pólis grega.
II) A concepção de Estado que vigorava na Grécia antiga.
III) A influência da língua grega na formação do vocabulário português.
IV) A influência da filosofia grega, principalmente Platão e Aristóteles até nossos dias.

Responda a questão utilizando o seguinte código:

A) Todas as alternativas estão corretas.
B) As alternativas III e IV estão corretas.
C) Nenhuma das alternativas está correta.
D) Somente a alternativa I está correta.


GABARITO

QUESTÃO 01 A
QUESTÃO 02 B
QUESTÃO 03 D
QUESTÃO 04 A
QUESTÃO 05: B
QUESTÃO 06: C
QUESTÃO 07: B
QUESTÃO 08: A
QUESTÃO 09: C
QUESTÃO 10: C








ROMA:


01.Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental. A sociedade romana alcançou um desenvolvimento intelectual e artístico tão grande que até hoje as suas obras são admiradas em todo o mundo. Roma foi a cidade que atingiu maior concentração demográfica em toda a Antiguidade. No século III, a cidade contava com 1 milhão de habitantes.

Sobre Roma é INCORRETO afirmar:

a) Roma se localiza na Península Itálica, que ocupa uma posição de destaque no Mar Mediterrâneo.
b) Roma surgiu da fusão de sete pequenas aldeias de pastores fundadas pelos povos latinos e sabinos.
c) As casas tradicionais romanas possuíam um saguão central e arejado denominado átrio.
d) Os romanos ofereciam a mesma educação aos meninos e às meninas.


02.Os romanos foram um povo extraordinário, pois conseguiram transformar uma aldeia num império que regeu quase todo o mundo ocidental da época. A história de Roma divide-se em três períodos: Monárquico, Republicano e Imperial.

Durante o período monárquico, que se estendeu de 753 aC a 509 aC,

a) Roma foi governada por sete reis, sendo os três últimos de origem gaulesa.
b) A autoridade do rei era subordinada ao Senado e à Assembléia Curiata.
c) Os clientes eram os grandes proprietários de terras e detentores dos direitos políticos.
d) A escravidão tornou-se a base principal da economia romana.


03.Leia o texto que se segue com muita atenção.

Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos plebeus, homens livres que não possuíam direitos políticos. (...) As principais causas das revoltas dos plebeus foram a escravidão por dúvidas, a inexistência de leis escritas, a proibição do casamento entre patrícios e plebeus e a obrigatoriedade de os plebeus lutarem nas guerras.

FARIA, Ricardo de Moura; ADHEMAR Marques; BERUTTI Flávio. História e Companhia- 5ª série. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998. 126 p.

Em suas lutas por direitos, os plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da

a) Lei das Doze Tábuas (451 a.C.)
b) Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
c) Lei Canuléia (445 a.C)
d) Lei Licínia (367 a.C)


04.Os irmãos Tibério e Caio Graco tentaram fazer uma série de reformas para amenizar os problemas sociais. Tibério foi assassinado e Caio pediu a um escravo para que o matasse, para que não caísse nas mãos de seus inimigos. Num discurso, Tibério falou assim: “As feras selvagens que rondam a Itália têm covas e cavernas onde dormir, enquanto os homens que vão à guerra e dão sua vida por Roma só possuem ar e fogo. Os soldados dão suas vidas na guerra para manter o luxo e a riqueza de outras pessoas, enquanto eles não possuem nem um pedacinho de terra própria.”

Os irmãos Graco

a) defenderam os camponeses contra a aristocracia;
b) conseguiram acabar com a escravidão por dívida;
c) foram os autores da Lei das Doze Tábuas;
d) conseguiram realizar a reforma agrária em Roma.


05.Leia atentamente as afirmativas abaixo:

I – Júlio César transformou-se em ditador vitalício, promoveu reformas que favoreceram os patrícios e foi assassinado pelos plebeus.
II – A disputa pelo poder, entre os integrantes do Segundo Triunvirato, terminou com a vitória de Otávio Augusto.
III – No governo do imperador Constantino, foi promulgado o Edito de Milão, concedendo a liberdade de culto aos seguidores do Cristianismo.

ASSINALE:

a) Se II e III forem verdadeiras;
b) Se I e II forem verdadeiras;
c) Se I e III forem verdadeiras;
d) Se I, II e III forem verdadeiras.


06.O texto a seguir servirá de base para a questão 06. Leia-o atentamente.

Escravos

A cada vitória dos romanos, aumentava o número de escravos. Eram trazidos a Roma como prisioneiros e seu destino era trabalhar para os vencedores. (...) Trabalhavam a terra sob a vigilância de um encarregado, escolhido por seu dono. (...) Nas cidades trabalhavam em oficinas -- como artesãos --, no comércio e em tarefas domésticas. (...) Se em seu país de origem tivessem recebido qualquer tipo de instrução, podiam ter melhor situação que os demais escravos: trabalhavam para grandes famílias como gramáticos, arquitetos, cantores, preceptores. (...) Todos tinham uma condição comum: eram considerados inferiores por natureza, não importando o que fossem ou fizessem; não tinham direitos, podendo ser castigados e condenados à morte por seus donos.

DREGUER Ricardo; TOLEDO, Eliete. História: Cotidiano e Mentalidades. São Paulo: Atual, 1996. p. 122

Sobre o escravismo no Império Romano é INCORRETO afirmar que:

a) As condições para alguém se tornar escravo eram múltiplas: por dívida (até 326 a.C) e através da guerra de conquista.
b) O escravo exercia as mais diversas funções: agricultor, artesão, carregador e até a função de professor.
c) Os senhores, para obter a submissão dos escravos, puniam brutalmente os desobedientes, gerando fugas e revoltas.
d) O gladiador grego Crasso comandou uma revolta de escravos, da qual participaram mais de cem mil pessoas.


07.Leia o trecho abaixo.

"Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No campo de marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar."
(Bruna R. Cancele, História dinâmica antiga e medieval)

Leia as afirmativas abaixo.

I. Apenas os filhos de ricos têm uma boa instrução.
II. A educação romana tinha como uma de suas metas o aprendizado da obediência.
III. Um bom romano deveria saber manejar uma espada e cavalgar.

Estão corretas as afirmativas

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III.



08.Sobre a sociedade romana, analise as afirmativas abaixo.


I. Os Clientes eram aliados dos Patrícios, votando sempre segundo sua indicação.
II. A alimentação dos pobres em Roma era à base de pão e queijo, ou comida quente, comprada à tarde em nas barracas de rua.
III. As mulheres desempenham papel importante na área econômica da sociedade romana.
IV. A toga era a mais importante peça do vestuário romano, podendo ser usada por todas as classes sociais.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I, II, III e IV.






09."A partir de então, passou-se a eleger cônsules em número de dois, ao invés de um único rei, com o propósito de que, se um deles tivesse a intenção de agir mal, o outro, investido de igual autoridade, o coibisse."

(Flávio Eutrópio. Sumário da história romana, in Historiadores latinos, NOVAK, G., M e outros (orgs.), trad., São Paulo, Martins Fontes, 1999, p. 259)

O trecho acima se refere ao período da história de Roma conhecido como:

a) Monarquia, onde o monarca exercia funções jurídicas, religiosas e militares.
b) Alto Império, período inaugurado pela “Pax Romana”
c) República, estabelecida pela aristocracia patrícia.
d) Baixo Império, marcado pelo expansionismo dos bárbaros germânicos.



10.Leia as afirmativas abaixo.

I. A expansão de Roma durante a República, com o conseqüente domínio da bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas.
II. Na Roma antiga, o escravo era considerado um animal de trabalho sobre o qual o senhor detinha o direito de vida e de morte.
III. cristianismo, após ter sido durante muito tempo combatido pelo Império Romano, tornou-se sua religião oficial no século IV.
IV. Entre anos 509 e 31 a.C. se situa a segunda fase da história política de Roma, a República, período em que os patrícios passaram a lutar pela igualdade de direitos com os plebeus.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I, II, III e IV.



GABARITO:


QUESTÃO 01: D
QUESTÃO 02: B
QUESTÃO 03: C
QUESTÃO 04: A
QUESTÃO 05: A
QUESTÃO 06: D
QUESTÃO 07: D
QUESTÃO 08: A
QUESTÃO 09: C
QUESTÃO 10: B