quinta-feira, 19 de junho de 2014

ESPANHA JÁ TEM UM NOVO REI



Empossado ontem, 18 de junho de 2014, o rei Filipe VI, décimo nono rei da Espanha, sexto rei da dinastia Bourbon na Espanha, segundo rei após a restauração da monarquia, em 1975.

Dos reis com nome Filipe, na Espanha, três deles (Filipe II , Filipe III e Filipe VI, foram também reis de Portugal, durante o período conhecido como União Ibérica, entre 1580 e 1640.)

Filipe VI assume o trono em um momento delicado para a monarquia espanhola, desgastada por escândalos de corrupção envolvendo uma das filhas do rei Juan Carlos, irmã do novo monarca, pela divulgação de fotos do rei Juan Carlos caçando elefantes em Botsuana – o que provocou um pedido público de desculpas por parte do rei.

Em função desses desgastes, o movimento republicano ganhou novo folego nos últimos anos. Militantes pró-república reivindicam realização de um plebiscito sobre forma de governo.

Filipe VI, tem sido chamado, como alcunha, tradição na Espanha, de “O Preparado”, devido a sua formação pessoal, conforme a imagem salienta

Nenhum comentário:

Postar um comentário