ANÁLISE
DA PROVA DE HISTÓRIA DO ENEM 2013
Analisando
a prova de história do ENEM 2012, pudemos observar a consolidação
de algumas tendências:
- Prova está mais conteudista: A prova de História do ENEM 2012 exigiu conhecimento do conteúdo. Isto significa que, em algumas questões, não bastaria ao aluno interpretar o texto, ele teve que incorporar conhecimentos acumulados. Sem ele o aluno teria dificuldade para apresentar suas competências e habilidades.
- Prova com grande insidência de Análise Iconográfica: muitas questões exploraram em a análise de imagens. Na questão com a imagem do Capitão América bastava o aluno identificar Hitler tomando um soco do primeiro vingador e tudo estava resolvido, mas, na questão sobre o Império Romano, era necessário ir além da imagem e saber características históricas dessa sociedade. No caso, o expansionismo.
- Pontes ou Inferências Históricas. Como já é de praxe, a prova de História explorou as conexões entre o passado e o presente,ou seja, a habilidade do aluno em perceber mudanças e permanências, rupturas e continuidades. A questão sobre a Crise de 1929 e a Crise do Mercado Imobiliário de 2008 cobrava especificamente essa habilidade.
- Interpretação de Textos ou Competência Leitora: Também como característica consolidada do Enem, em todas as áreas, mas, especialmente na área de humanas, onde esse competência é fundamental, a prova exigiu dos alunos ler e interpretar textos, sendo que, em algumas questões, encontramos textos complexos que exigiam também bom vocabulário.Candidatos que tinham a competência de interpretar textos históricos não tiveram maiores problemas. É, portanto, para o candidato, um diferencial importante a competência leitora e um vocabulário mais extenso.
- Prova conceitual: Analisando o conjunto do exame de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM 2012, e especialmente as questões de história, percebe-se facilmente que esta foi uma prova muito conceitual. os conceitos apareceram em larga escala na prova inteira: Democracia, autoritarismo, esclarecimento, parlamentarismo, absolutismo, humanismo, entre outros, foram abundantes na prova. Importante portanto ressaltar que conhecer os conceitos da história é outro diferencial. Caso tenha dúvidas nesses conceitos, procure seu professor nos próximos dias e peça ajuda. Alunos que estão fazendo superintensivos ou resoluções de questões, muita atenção para isso. Muitos dos conceitos citados acima são absolutamente frequentes no ENEM.
A
SEGUIR, ALGUMAS ESTATÍSTICAS DA PROVA DE 2012:
Atenção
para a Competência 3: pelo segundo ano consecutivo, foi a mais
cobrada:
Gráficos:
História Digital
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