domingo, 2 de novembro de 2014
ANALISANDO A PROVA DE HISTÓRIA DO ENEM
Estamos chegando à reta final na preparação para o ENEM, portanto, segue aí para vocês uma análise das provas do ENEM e algumas dicas de temas possíveis para este ano de 2014.
Se analisarmos a prova de história do ENEM encontraremos alguns temas que são recorrentes, temas que concentram a maioria das questões nos últimos anos. Se você os domina, certamente suas chances de fazer uma média alta na prova é muito grande. São eles:
. Democracia Grega
. Características do Sistema Colonial nas Américas: América Portuguesa, Espanhola e Inglesa
. Escravidão: dentro do período colonial e imperial, o tema escravidão certamente se destaca. Todos os anos há pelo menos uma questão sobre o tema.
. Brasil República: da República Velha à Era Vargas.
. Guerras Mundiais: Causas e Consequências
. Descolonização da África e da Ásia
. Período Militar no Brasil
Considerando os temas de grande importância e que estão completando períodos históricos significativos, eu destacaria:
. 100 anos da Primeira Guerra Mundial. Analisando o mundo de hoje, ainda encontramos questões geopolíticas ligadas direta ou indiretamente à causas e consequências da Grande Guerra. Os problemas territoriais na Palestina e no Oriente Médio, de um modo geral, os problemas no Leste Europeu, são alguns exemplos disso
. 60 anos do Suicídio de Vargas: os governos Vargas sempre foram assunto de destaque no ENEM. Por isso, acredito que ao completarmos sessenta anos de sua morte, esse tema e tudo o que ele envolve, tem grandes probabilidades de aparecer nas provas.
. 50 anos do Golpe Militar de 64. Esse é outro tema recorrente no ENEM e ainda muito presente nos noticiários do país. Muito se produziu este anos em termos de análise desses 50 anos. Para tornar o assunto ainda mais relevante, as investigações e debates em torno da Comissão da Verdade e de alguns setores da sociedade brasileira nos últimos anos vem pedindo o retorno dos militares ao poder, coloca, definitivamente, esse tema, entre as maiores apostas.
. Descolonização Afro-asiática: tema também bastante frequente e ainda atual, especialmente considerando que o continente africano e seus graves problemas permanecem como uma questão a ser debatida por todo o mundo.
Além desses temas, eu chamaria a atenção para alguns outros pontos:
. Movimento Diretas Já (1984) e Movimento Fora Collor (1992). Seguindo a relevância dos movimentos de caráter popular mais recentes, na esteira das manifestações do ano passado e da mobilização eleitoral que tomou conta do país ao longo de todo este ano, podem ser considerados na prova.
. Oriente Médio: A Conflitos em Israel, Guerra Civil na Síria e Estado Islâmico. O Oriente Médio, como já disse acima, é um tema frequente. E está ainda mais em evidência em função dos conflitos entre Israel e o Hamas, em Gaza, a guerra civil que se arrasta há anos na Síria e que, além das consequências terríveis para a população do país, contribuiu para a emergência de novos grupos radicais, como o Estado Islâmico e o Levante.
Dados do PNAD: o ENEM também costuma contemplar a análise de dados sociais e econômicos. Questões que remetiam ao senso de 2010, por exemplo, já apareceram. Neste ano, os dados da pesquisa por amostra de domicílios do IBGE, envolveu problemas como greve no órgão, atraso na divulgação, acusações de manipulação de dados e foi um tema muito debatido na campanha eleitoral. Portanto, considero que esses dados, seja de 2010, seja de 2012 - o último PNAD tabulado e divulgado pelo IBGE, podem aparecer
Fica aqui também o desejo de muita calma e tranquilidade para fazer a prova. E sorte também, porque, afinal, toda ajuda é bem vinda.
Abraços gerais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário