1. O que é neonazismo? Como o Brasil evita isso?
É um movimento de retomada das práticas racistas do nazismo original que se espalhou pelo mundo todo, especialmente formando "tribos urbanas", como os Skinheads (Carecas). No Brasil, ele também existe, especialmente nos estados do Sul e Sudeste. Mas, no Brasil, praticas desse tipo e uso de símbolos, objetos e gestos ligados ao nazismo são proibidos e punidos por lei.
2. Porque o pessimismo tomou conta da Europa após a Primeira Guerra Mundial?
As crises políticas e econômica que tomaram conta da Europa após a WWI, espalhando seu rastro de fome, desemprego, insegurança e incerteza, alimentaram o pessimismo e a desesperança. A sociedade buscava novos parâmetros para resolver seus problemas, que se avolumavam, e além da construção de um modelo de estado interventor, a radicalização política foi uma das formas que algumas naçòes européias encontraram para reestruturar suas bases.
3. O que é um estado totalitário?
Um estado totalitário é aquele que pretende a dominação total, proibindo toda e qualquer forma de oposição e centralizando todo o poder nas mãos do chefe de estado.. Nesse sentido, deixam de existir deixam de existir as instituições que garantem as liberdades individuais."Nada fora ou acima do estado": esse é seu objetivo.
4. Quais as características do NAZIFASCISMO?
Totalitarismo, militarismo, anticomunismo, unipartidarismo, ultranacionalismo, intervencionismo econômico, xenofobia, racismo, culto à personalidade do líder.
5. Que cenário favoreceu o avanço do nazifascismo na Europa?
A Crise de 1929, que gerou mais desemprego, fome e pobreza na Europa, especialmente na Alemanha, sufocada pelas exigências do Tratado de Versalhes foi o impulso final que levou ao crescimento do nazifascismo. Na Alemanha, os nazistas passaram a crescer eleitoralmente, até chegar à maioria absoluta do Reichstag (Parlamento Alemão) em 1932.
6.A propaganda era importante para o nazismo? Dê exemplos.
A propaganda sempre teve um papel fundamental na lógica nazifascista. Num primeiro momento, como um instrumento de divulgação dos ideais e como instrumento de captação de novos adeptos para a "causa". Uma vez no poder, a propaganda servia como instrumento de manipulação da opinião pública.
7. Explique como a expansão alemã levou ao início da Segunda Guerra Mundial.
A Alemanha passou a defender a teoria do "Espaço Vital", a partir de 1933, com a chegada de Hitler ao poder. Como parte do processo, defendia a retomada de territórios perdidos após o Tratado de Versalhes. Remilitarizaram a Renânia, ocuparam os Sudetos e a Tchecoslováquia e anexaram a Áustria. Em 1939, era a vez do "corredor polonês". A invasão da Polônia não seria tolerada pela Sociedade das Nações, especialmente depois dos aparentes acordos da Conferência de Munique. Assim sendo, Hitler fechou um acordo militar com a Itália, um pacto de não-agressão com a URSS e invadiu a Polônia em setembro de 1939, dano início à WWII.
8. (RESUMO A PARTIR DO LIVRO TEXTO)
9. Quais os efeitos da Crise de 1929 sobre o Brasil?
A economia brasileira era altamente dependente do café, nesse período. A crise atingiu os preços internacionais do café, derrubando-os. Isso provocou prejuízos enormes aos cafeicultores e, por tabela, a toda a sociedade brasileira, afetando também as relações políticas.
A ruptura entre Minas e São Paulo levou os dois estados a se oporem nas urnas. São Paulo apoiando Júlio Prestes, e Minas Gerais integrando a Aliança Liberal, cujo candidato era Getúlio Vargas.
10. Que episódio levou ao início da Revolução de 30?
Derrotada nas urnas, a Aliança Liberal criou um clima de revolta no país. O assassinato do candidato a vice-presidente na chapa da Aliança - João Pessoa, na Cidade da Paraíba, serviu como justificativa para que os revoltosos pegassem em armas contra o governo, em outubro de 1930.
11. O que é o "trabalhismo"?
Em busca de apoio político, Getúlio Vargas utilizou a extrema carência de direitos dos trabalhadores brasileiros como instrumento de poder. Através de "concessões" do Estado aos trabalhadores, e apoiado por uma propaganda eficiente, Getúlio criou o mito do "trabalhismo", do "Pai dos Pobres", apesar de ter instituído um regime autoritário e interventor, que controlava os sindicatos e sufocava o movimento trabalhista de base, no país.
12. Como funcionavam a propaganda e o culto ao trabalho na Era Vargas?
Através do DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda, o governo Vargas controlava as informações que chegavam à sociedade ao mesmo tempo em que alimentava o mito do "Pai dos Pobres". Nesse aspecto, instrumentos como a Voz do Brasil, programa oficial obrigatório veiculado pelas rádios - que eram, na época, o principal meio de comunicação de massas, foi fundamental.
13. RESUMO DO QUADRO DA PÁGINA 109.
Nenhum comentário:
Postar um comentário