terça-feira, 21 de abril de 2015

A SENTENÇA DE TIRADENTES E ALGUMAS CURIOSIDADES

A Tiradentes foi proferida a seguinte sentença:

"Portanto condenam ao réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da capitania de Minas, a que com baraço e pregão, seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, onde em lugar mais publico dela, será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma; e o seu corpo será dividido em quatro Quartos, e pregado em postes pelo caminho de Minas, no sítio da Varginha e das Cebolas, onde o réu teve suas infames práticas, e os mais, nos sítios de maiores povoações, até que o tempo também os consuma; Declaram o réu infame, e seus filhos e netos, tendo os seus bens aplicados para o Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Vila Rica, será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique."
No dia 21 de abril de 1792, as 9.00 H, inicia o triste cortejo: À frente uma Cia. de Soldados, depois os frades dizendo orações e em seguida Tiradentes, o laço da forca no pescoço e a ponta da corda segura pelo carrasco, e quase abraçado ao condenado, Frei Penaforte reza com ele.
Descalço, com o cabelo todo raspado e sem barba, vestido com uma camisola branca, Tiradentes seguia de Cabeça erguida, porte erecto, e passo firme a marcha para a forca, construída no Lago da Lampadosa (Atual Praça Tiradentes) onde às 11:20 hs Tiradentes foi enforcado

Glossário: BARAÇO E PREGÃO - baraço é o laço de apertar a garganta; pregão era a descrição da culpa e da pena



Antigo Largo da Lampadosa, depois Praça Tiradentes, no RJ, onde foi a execução



                                                           Praça Tiradentes, RJ, Hoje.

O ROSTO DE TIRADENTES:

Não há nenhuma informação minimamente confiável sobre a aparência desse personagem. Todas as imagens existentes dele são idealizadas. Tentativas de reconstruir sua verdadeira aparência esbarram no fato de não existir o crânio, com o qual seria possível, hoje, reconstituir seu rosto. A cabeça de Turadentes foi roubada e não se sabe o destino que teve.
A única imagem que conhecemos dos inconfidentes é o rosto de Resende Costa, reconstituído a partir de sua ossada, recentemente.




Reconstituição do rosto de José Resende Costa – Inconfidente, degredado em 1792 para Angola. Foi para Portugal anos depois e ainda voltou ao Brasil em 1808, na comitiva de D. João VI